Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014


                                                                                               LENDA: A MENTIR KWEKU ANANSE
                              Kweku Ananse é um tipo de pessoa bem famoso pela sua personalidade engraçada. Um dia Kweku Ananse visitou a sua sogra. Ele sempre pareceu um cavalheiro e por isso a sua sogra Yaa Kwesewaa tratou com todo o respeito que merecia.
Entâo chegou uma grande festa na cidade dele, chamada Amanokrom.  É uma famosa aldeia na região Ashanti do Gana. E durante essa festa Ananse tinha que levar uma grande parte da comida que seria servida à noite.  A sogra serviu uma tigela de fufu e sopa. Mas como ele era um homem com muita fome, surpreendentemente e calmamente ele rejeitou a comida depois de várias tentativas de Yaa Kwesewaa.
                   Ananse tentou se comportar bem. Para alguém que tinha percorrido um longo caminho até esta aldeia, sua refeição favorita, fufu não poderia ser rejeitada. Yaa Kesewaa estava tão orgulhosa de Kweku Ananase que ela convidou os melhores cantores  da aldeia para vir entreter seu genro.  As músicas foram tocadas, mas Ananse tinha outros planos. A fome de Ananse rapidamente aumentou e ele foi na cozinha quando sua sogra havia saído da casa para encontrar algo para comer. Ele também queria suas bolas de fufu maiores do que ele tinha sido servido. Ananse, astucioso, queria ter sua liberdade e comer tudo que ele podia. Quando ele estava pronto para colocar o primeiro pedaço de fufu dentro da sua boca, sua sogra entrou na casa e gritou: “Kweku Ananse meu cavalheiro, gentil genro onde esta você?”
                   De repente, o confuso Ananse não tinha opção na cozinha para esconder então ele colocou a tigela quente de fufu na cabeça dele e cobrir o alimento com seu chapéu. Ananse lavou as mãos, enxugou o rosto e escondeu o pote em seu chapéu.  A sopa quente queimou a cabeça calva. Ele ficou muito incomodado.  Imediatamente, ele saiu da cozinha e informou a sua sogra sobre a sua intenção de sair. A sogra insistiu que ele ficasse, mas Ananse também insistiu que ele tinha sair naquele momento.
                     Rapidamente, assim que ele saiu da porta, o fufu caiu na sua cabeça careca. “Que pena”, disse sua sogra. A sogra apressadamente mandou ele embora e pediu que as crianças da aldeia para gritarem para ele até que Ananse alcançasse o cruzamento que conduzia a sua aldeia. O desgraçado Ananse fugiu da multidão, até que ele estava fora da festa.
A mora da história: Mantenha honesto e deixe as pessoas mais próximas a você saber como você realmente sente. Não é bom ficar desconfortável em segredo.

Por: Sonny Goka - Aluno



Nenhum comentário:

Postar um comentário