Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ARANHA O TRAPACEIRO

               Existe uma aldeia famosa em Gana chamada “Kwaboanta”. Nessa aldeia tem hoje em dia diferentes pessoas e maneiras diferentes de pensar. O povo acredita que isso é por causa de uma história que aconteceu antigamente quando a aldeia começava com os primeiros cidadãos.
              Havia uma pessoa se chamada Kweku Aranha, que se considera como um Rei porque ele foi a primeira pessoa que começou a aldeia. Ele era uma pessoa trapaceira e gananciosa, porque queria se tornar uma pessoa mais sábia para ter o domínio dos povos.
              Um dia, com a sua autoridade, recolheu toda a sabedoria do povo e decidiu manter tudo em um pote e guardou em cima de uma árvore que estava no meio da aldeia. Ele conseguiu fazia tudo isso se mesmo sem ajuda, pois ele não acreditou em ninguém, por causa de sua ganância. Achava que alguém podia roubar um pouco da sabedoria.
             Sr. Aranha, ficou na árvore por três dias, não queria descer. No terceiro dia, sentia-se profundamente adormecido e o pote caiu e foi quebrado. Toda sabedoria recolhida ficou dispersa no chão e, o povo correu para lá e para cá para obter a sua parte. Alguns que chegaram lá cedo conseguiram mais, e os outros conseguiram pouca ou nenhuma sabedoria. Aranha com vergonha não pôde descer da árvore e ele ficou ali até ele morreu.
            No fim, o povo achava que alguns que conseguiram mais sabedoria são muito inteligentes e os outros são alfabetos.  



POR RUDYARD ANDREWS YIRENKYI

Nenhum comentário:

Postar um comentário