Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

AGYA AHOR, O SALVADOR MISTERIOSO

                                                         

AGYA AHOR, O SALVADOR MISTERIOSO

Agya Ahor era um dos grandes fazendeiros e guerreiros na historia do povo fanti em Gana. O povo fanti situa-se na parte central de Gana.
Era na época de guerra entre o povo ashanti e os fantis que durou  três anos. Os fantis não tinham ninguém em quem confiar além de Agya Ahor, o grande fazendeiro.
O governante dos fantis ao perceber a guerra dos ashantis na terra deles, com tudo sendo destruido e o sangue das pessoas sendo derramado, enviou mensageiros para a casa do grande fazendeiro para lhe contar sobre a situação. Sim, eles lhe encontraram na casa dele e lhe contaram.
O guerreiro foi se vestir com sua roupa de guerra, pegou a sua arma e saiu com os mensageiros. No meio do caminho para o palácio, Agya disse que deixou algo em casa, algo muito importante, e eles regressaram para casa. Ao entrar no quarto, Agya Ahor nunca voltou, “onde ele esta? Os inimigos estão vindo, Agya você esta aí?”, os mensageiros diziam. Ate agora, como eu seguro esta caneta para escrever, ele não posso ser encontrado. Ele sumiu? Ninguém sabe.
Ao entrar no quarto dele, não tinha nada lá, sequer um tapete no chão, mas foi encontrada uma agulha, “agulha misteriosa”, uma agulha com uma boca que ficava repetindo “Agya foi lutar contra a morte e depois de matá-la, ele vai vir me pegar para costurá-la num saco, para que todos os seres humanos sejam salvos”. Essa notícia causou uma comemoração e felicidade entre o povo fanti mesmo que eles tivessem perdido a guerra contras os inimigos. Eles ficaram felizes, porque tinham esperanças boas para o futuro.

Esta lenda nos ensina que é melhor sempre ser positivo e ter esperanças para o futuro, mesmo nas dificuldades, quando o nosso salvador nos trai.




Escrito por: ERIC KWAME KARIKARI DARKOum filho orgulhoso de Àfrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário